domingo, 20 de dezembro de 2009

Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC)

Reconhecendo que a mudança climática (climate change) constitui um assunto complexo e desafiador, a Organização Meteorológica Mundial (WMO) e o Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) estabeleceram o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) em 1988.
A função do Painel é avaliar, por meio de um processo abrangente, objetivo, aberto e transparente, as melhores informações científicas, técnicas e socioeconômicas disponíveis sobre mudança climática ao redor do mundo. Sua avaliação respalda-se nas informações contidas em literatura revisada por profissionais da área, na literatura industrial e nas práticas tradicionais.

A principal atividade do IPCC é fornecer, em intervalos regulares, uma avaliação do que se sabe sobre mudança climática. O Primeiro Relatório de Avaliação do IPCC, concluído em 1990, exerceu um papel importante na Assembléia Geral das Nações Unidas ao estabelecer uma comissão de negociação para uma Convenção Estrutural das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC).

Em seu Terceiro Relatório de Avaliação (2001), o IPCC confirmou que havia indícios novos e mais fortes de que a maior parte do aquecimento observado nos últimos 50 anos pode ser atribuída a atividades humanas. O Quarto Relatório de Avaliação foi concluído em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário